Páginas

Powered By Blogger

domingo, 17 de outubro de 2010

A síntese da política brasileira atual

A política brasileira se caracteriza claramente hoje,  pelo exercício do poder através de uma combinação de plebeísmo, autoritarismo e dominação carismática. 

Sua característica básica é o contato direto entre as massas urbanas e o líder carismático (caudilho), supostamente sem a intermediação de partidos ou corporações. 

Para ser eleito e governar, o líder populista procura estabelecer um vínculo emocional (e não racional) com o "povo". 

Isso implica num sistema de políticas ou métodos para o aliciamento das classes sociais de menor poder aquisitivo, além da classe média urbana, como forma de angariar votos e prestígio (legitimidade para si) através da simpatia daquelas.

Esse pode ser considerado o mecanismo mais representativo desse modo de governar.

Incrivelmente o texto que voces acabaram de ler não foi originalmente escrito por mim, muito menos foi desenvolvido por um analista da política brasileira atual, mas é a reprodução de uma das definições de populismo disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Populismo

Alguma dúvida quanto a semelhança da realidade brasileira atual com a definição de populismo?

Salvem o PT

Oito anos se passaram, e o Governo LULA entre acertos e erros, testou nossas instituições, consciência e acima de tudo nossa sensibilidade e tentação ao populismo.

Entre os diversos erros do período LULA, o mais desafiador é a correção de rumo em nossa nossa macroeconomia, vítima de maquiagens contábeis a serviço do populismo, que podem ser melhor entendidas na excelente análise disponível neste link http://visaopanoramica.wordpress.com/2010/10/10/os-desafios-do-pos-lula-macroeconomia/
Por ironia, elegendo Dilma  nas próximas eleições em 31 de Outubro, estaremos decretando  o início do fim do Partido dos Trabalhadores, que hoje é menor do que LULA, e não terá competência, ética e muito menos humildade de desarmar a bomba que eles mesmos armaram.

Para o bem de nossa nação e democracia, devemos salvar o PT de um fim trágico, dando a ele o que ele sabe fazer de melhor, que é ser oposição, enquanto dá a oportunidade a outros partidos, mais competentes e comprometidos com a nação, de avançar com as reformas e garantias de estabilidade fundamentais para o nosso país.

Por isso ao eleger Serra Presidente, estaremos não só contribuindo para a Democracia  , como estaremos dando a condição de existência ao Partido dos Trabalhadores, ao mesmo tempo que garantiremos a fiscalização severa e democrática do executivo, que exigirá do próximo Governo competência e lisura acima da média!

Autor: Marcos Abbud

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Está Nascendo um novo Brasil

Carta de Formulação e Mobilização Política - Segunda-feira, 4 de outubro de
2010 Nº 150

Chegada a hora da verdade, as urnas demonstraram que a maioria dos brasileiros quer que o país siga um caminho distinto do atual. Concluída a apuração, os votos dados a José Serra e Marina Silva superaram em mais de 5 milhões os obtidos pela candidatura do PT. Com sua devoção à democracia, o respeito à vida, a defesa do patrimônio nacional e das instituições públicas, Serra é o nome para conduzir o Brasil neste caminho e personificar o desejo de um país mais decente que tanto os eleitores dele quanto os de Marina mostraram almejar.

As urnas trouxeram neste domingo uma clara mensagem dos eleitores: a maioria dos brasileiros quer que o país siga um caminho diferente do atual. José Serra é o responsável, nos próximos 27 dias, por honrar o mandado emanado das urnas neste primeiro turno e consolidálo na votação definitiva, marcada para 31 de outubro. Com os sufrágios que receberam, ele e Marina Silva personificam um novo Brasil.

Concluída nesta manha a apuração em todo o país, José Serra obteve 33.131.628 votos.

Marina completou sua brilhante trajetória com 19.636.325 votos. Feitas as contas, os dois foram depositários da confiança de 52.767.098 eleitores brasileiros. Isso representa 5.117.461 votos a mais do que os obtidos pela candidata do PT.

Juntos, Serra e Marina encarnarão este novo país. Um país que diz ‘não’ ao julgo e à tutela de quem se crê “dono” da vontade popular, “pai” dos brasileiros, a quem queria legar uma “mãe”. A esta retórica infantilizante, o eleitor disse ‘basta’. O Brasil mostrou-se muito maior e mais maduro do que o governo atual gostaria que fôssemos.

Registrado nas urnas, o recado dos brasileiros foi claro: não compactuam com seguidos escândalos de corrupção, invasões de privacidade, alianças com os mais nefastos caciques da política brasileira, apadrinhamentos políticos se sobrepondo à competência pessoal. Não aceita fantoches.

A vitória de Serra e o triunfo de Marina são feitos de quem lutou de maneira tenaz contra a máquina pública, as velhas oligarquias, os compadrios, a ocupação do espaço público por interesses privados e uma enorme quantidade de recursos torrados em favor da preferida de Lula – o governo federal gasta hoje R$ 1 milhão por dia para se autopromover.

“Não denunciamos a corrupção, o clientelismo e a ineficiência por ‘moralismo’, mas, sim, para mostrar, em nome da justiça social, o quanto os andares de baixo perdem com a ineficiência, a corrupção e o clientelismo. Haverá mais, e não menos, inclusão social e desenvolvimento, quanto mais eficiência houver no governo e decência na vida pública”, resumiu o ex presidente

Fernando Henrique Cardoso em artigo publicado na edição de O Estado de S.
Paulo deste domingo.

domingo, 3 de outubro de 2010

É hora da onda verde e amarela!

O Brasil amanhece com suas esperanças renovadas!

Ondas de indignação e percepção social não foram detectadas e pesquisas foram desmoralizadas.

O preparo de Serra se somará ao discurso de Marina, e a onda Verde e Amarela como um tsunami irá desmacarar o populismo vermelho e mensaleiro de Dilma e Lula.

Agora será um time de peso composto por Aécio,Anastasia, Alckmin e Aloisio Nunes juntos com Serra contra apenas e unicamente Dilma Dochefe Lula da Silva.

Para onde a onda vai? 

Para o populismo ou para o avanço?

Só saberemos a resposta em 31 de Outubro!