Páginas

Powered By Blogger

domingo, 17 de outubro de 2010

A síntese da política brasileira atual

A política brasileira se caracteriza claramente hoje,  pelo exercício do poder através de uma combinação de plebeísmo, autoritarismo e dominação carismática. 

Sua característica básica é o contato direto entre as massas urbanas e o líder carismático (caudilho), supostamente sem a intermediação de partidos ou corporações. 

Para ser eleito e governar, o líder populista procura estabelecer um vínculo emocional (e não racional) com o "povo". 

Isso implica num sistema de políticas ou métodos para o aliciamento das classes sociais de menor poder aquisitivo, além da classe média urbana, como forma de angariar votos e prestígio (legitimidade para si) através da simpatia daquelas.

Esse pode ser considerado o mecanismo mais representativo desse modo de governar.

Incrivelmente o texto que voces acabaram de ler não foi originalmente escrito por mim, muito menos foi desenvolvido por um analista da política brasileira atual, mas é a reprodução de uma das definições de populismo disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Populismo

Alguma dúvida quanto a semelhança da realidade brasileira atual com a definição de populismo?

2 comentários:

  1. Marcos,
    Seus textos são excelentes.
    Retirei um parágrafo para deixar na minha timeline do facebook. Desculpe deveria ter te solicitado antes, mas coloquei os créditos e indiquei o blog, certo ?
    Beijo,
    Andréa Marques (esposa do Rubens)

    ResponderExcluir
  2. Olá Abbud, tudo bem? Estou sentido falta dos seus ótimos textos e comentários. Volte logo, o Brasil precisa de mais pessoas como vc!

    ResponderExcluir