Páginas

Powered By Blogger

domingo, 22 de agosto de 2010

A lógica popular brasileira

A cada dia me convenço que infelizmente vivemos em un país de “analfabetos políticos”, condenado e totalmente indefeso a governos populistas e assistencialistas. 

No Brasil o Marketing Eleitoral e o Hoje são suficientes para movimentar massas, não podemos esperar nenhuma análise mais complexa da nossa sociedade que vá além da seguinte lógica popular:

Um líder popular como é o LULA e foi o GV, é o passaporte para que ele e sua equipe participem dos maiores esquemas de corrupção e desmandos sem que sua imagem seja atingida.

Um programa de “dependência social” como é o bolsa familia, é a garantia de fidelidade do povo, ou em outras palavras “o voto de cabresto moderno”.

As Olimpíadas no Rio e a Copa no Brasil são sinônimos de política externa bem sucedida e respeito pelo Brasil.

A economia do País e o comércio popular girando é mérito unico e exclusivo do Presidente.

E quem discorda desta lógica é considerado elite ou burguês.

Como todos os outros presidentes recentes que tivemos, FHC se elegeu com esta mesma lógica, o plano real foi o seu maior cabo eleitoral, talvez a única realização do seu Governo que o povo conseguiu entender, a diferença é que enquanto FHC se beneficiou de uma popular e benéfica realização,  o nosso presidente atual, o  gênio do Marketing popular, fez muito menos mas conseguiu ser compreendido em muito mais “pseudo realizações” , neste quesito LULA dá de 10 a 0 em FHC

Felizmente fazemos parte da elite deste país, pessoas que conseguem pensar de forma complexa e possuem um mínimo de senso crítico, e enquanto estivermos aqui há a esperança de saírmos deste ciclo perverso, colocando nossas idéias em blogs como este.
mas parece que só a elite consegue ver isso claramente!

Autor: Marcos Cesar Abbud

Nenhum comentário:

Postar um comentário