Páginas

Powered By Blogger

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Vamos aprender a fazer bolo?

Hoje aprendemos mais uma receita de bolo..

Um dos slogans populistas do atual governo é que "eles" provaram que a história de aumentar o bolo para dividir era totalmente equivocada e uma herança maldita, e que os "descobridores" do Brasil conseguiram mostrar que é possível dividir o bolo para fazer ele crescer!

Primeiro vamos lembrar quem denfendia a tese nas décadas do então governo militar:

Mentor da política econômica brasileira durante os governos militares Costa e Silva, Médici e Figueiredo, Delfim Netto ficou famoso por comparar o crescimento econômico a um bolo. Ele foi o principal artífice do chamado "milagre brasileiro" (1968-1973), quando o Produto Nacional Bruto (PNB) crescia, em média, 10% ao ano.

Criticado pela forte concentração de renda durante esse período, ele disse que seria preciso esperar o bolo crescer para, depois, reparti-lo. Mas o bolo cresceu e nunca foi dividido. Além de conceder incentivos às exportações e ao investimento estrangeiro no país, a política de Delfim era caracterizada pelo congelamento dos salários e a elevação das tarifas públicas.

Mas voltemos ao presente e aos descobridores do Brasil, vejam discurso do chefe da caravela o Sr. LULA hoje!:

Durante seu discurso, Lula disse que tanto ele como empresários tinham muito preconceito uns contra os outros. Um dos exemplos de que isso é passível de mudança é a relação entre Lula e Delfim Netto, ex-ministro durante o governo militar. "Passei tanto tempo fazendo críticas a Delfim. As pessoas vão ficando importantes e tudo que acontece de errado a gente encontra alguém para jogar a culpa. E teve um tempo em que tudo era o Delfim Netto. Apesar de ele não ser o presidente da República, mas ele era tão forte que era mais forte que o presidente da República, pela inteligência e pela participação dele", disse Lula, citando o período em que era dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980, enquanto Delfim era ministro.
"Eu hoje reconheço e admiro o Delfim Netto como uma das pessoas mais extraordinárias e inteligente que esse País já teve", afirmou. "Nos momentos mais difíceis do meu governo, ele poderia ter escrito artigos me esculhambando, dizendo ''tá provado que operário não saber governar mesmo, tem que voltar a comer marmita no bandejão, que é o que sabe fazer''. Ele fez os mais extraordinários artigos defendendo a mim e defendendo a política econômica do governo, mesmo quando alguns companheiros do PT criticavam a nossa política econômica", disse.
Lula citou sua relação com Delfim para demonstrar que "os anos e o exercício do cargo trazem evolução". "Eu vou deixar o governo daqui a cinco meses com a consciência mais tranquila do que a consciência de qualquer passarinho que esteja descansando na selva em El Salvador. Com a consciência tranquila do dever cumprido, sabendo que fizemos muita coisa e sabendo que ainda tem muita coisa para fazer."

Na verdade o Governo atual esta dando parte do bolo que voce fez crescer para quem não sabe, ou não quer fazê-lo crescer, até o dia em que voce que faz o bolo crescer , através do fermento chamado trabalho perceba que virou o único confeiteiro da festa populista chamada Brasil!

Enfim podemos concluir que Dilma certa maneira quem Delfim ao Brasil foi o Próprio Delfim , mas quem se importa? a história é apenas algo que ficou no passado, e somente quando é conveniente é lembrada ou deturpada...

Bom bolo para todos nós!

Autor: Marcos Cesar Abbud

Nenhum comentário:

Postar um comentário